La Guardia
A Guarda ou La Guardia, é uma vila da Galiza com um pequeno porto piscatório na confluência do Rio Minho com o Mar.
O Museu do mar de La Guardia localiza-se no Passeio Marítimo, numa réplica da antiga Atalaia, construída em 1997.
La Guardia - museu do mar na réplica da Atalaia |
A Atalaia era um baluarte defensivo de pedra, em forma circular, construído pelo exercito português para defender a entrada do porto durante a guerra da independência de Portugal durante dos anos 1640 e 1668.
Movimento dos barcos piscatórios em La Guardia |
La Guardia é uma vila acolhedora e muito bonita, localizada a sul de Pontevedra, e que escorre colina a baixo convergindo para o pequeno porto de pesca.
Os restaurantes, o mar, o sol, o cheiro a maresia e o marisco são condimentos para uma estadia para relembrar.
La Guardia |
O porto de La Guardia, Galiza |
La Guardia aos pés do Monte Sta, Tecla |
Fica no sopé do monte de Santa Tecla onde se situam as ruínas de um povoado datado dos anos 600 a 200 a.C.
Alto do Monte Sta. Tecla com o seu castro |
O Castro de Santa Tecla ou Trega é um castro e um sítio arqueológico que se encontra no contorno do monte. Pertencente à cultura castreja e é o mais emblemático e visitado dos castros galegos.
Alto do Monte Sta. Tecla com o seu castro |
O monte, com 341 metros de altura apresenta características geográficas particulares.
Subindo ao alto, é bem possível olhar para Norte e ver o oceano Atlântico e para Sul e ver o rio Minho. Olhando para Este vê-se a mistura das águas, num enroscar de água muito particular.
Subindo ao alto, é bem possível olhar para Norte e ver o oceano Atlântico e para Sul e ver o rio Minho. Olhando para Este vê-se a mistura das águas, num enroscar de água muito particular.
O Castelo de Santa Cruz é uma fortificação em pedra e faz parte do conjunto de fortalezas transfronteiriças do baixo Minho.
La Guardia - Castelo de Sta. Cruz |
Foi utilizado como bastião defensivo na altura da Guerra da Restauração portuguesa e que terminou com a assinatura do Tratado de Lisboa (1668). Depois de ter ficado em ruínas, foi comprado por particulares. Teve diversos usos desde fábrica de cerâmica até fábrica de enchidos. Depois de declarado de interesse público, abriu em 2013 como centro de interpretação daquelas batalhas entre Portugal e Espanha.
Coordenadas
Longitude: O8°52'27.23"
Latitude: N41°54'4.72"
Sem comentários:
Enviar um comentário