Monte de Santa Tecla - Galiza
É das vistas mais fantásticas que tive o prazer de guardar na máquina fotográfica mas também na memória.
Alto do Monte Sta. Tecla e o castro |
O Monte de Santa Tecla tem 341 metros de altitude e tem a vila de La Guardia, na Galiza, a seus pés e sobre a qual tem uma vista fabulosa.
O Porto Piscatório de La Guardia visto do Monte Sta. Tecla |
Do Monte também se pode avistar os últimos metros que o rio Minho faz antes de se envolver com as águas salgadas do Atlântico.
A foz do rio Minho vista do fantástico Monte de Sta. Tecla |
No Monte fica o castro com o mesmo nome. É um dos maiores castros galegos e teve o seu auge de ocupação entre os séc. I a.C. e I d. C. Nessa altura ali viveram entre 3 a 5 mil pessoas.
Restos do castro no Monte Sta. Tecla |
A partir desse momento começou um lento processo de abandono, que bem pôde ter sido interrompido por reocupações esporádicas temporárias em época tardo-romana.
Em 1912 foi dado inicio ás obras de requalificação do Monte. Foi precisamente aquando da abertura da estrada de acesso que foram encontrados os primeiros vestígios do castro.
Castro do Monte Sta. Tecla |
Pouco tempo começaram as escavações que duraram, numa primeira fase até 1928 e depois até 1933, tendo sido postas a nu uma grande quantidade de moradias e outros edifícios.
Quase todas elas têm plantas circulares ou ovaladas com paredes de cerca de 40 cm de espessura.
Habitação no Monte Sta. Tecla |
Alguns estudos dataram o povoado com uma ocupação desde o século VI a.C. até o século III d.C., com uma nova ocupação no século V, e atribuiu-se-lhe aos seus habitantes uma natureza "post-hallstáttica" de origem celta.
Capela de Sta. Tecla no monte com o mesmo nome |
Tratar-se-ia de um povo com uma estrutura de construções de tamanhos semelhantes com sistemas defensivos mais simbólicos que efetivos e com uma economia agrária.
Reconstrução de uma habitação no Monte Sta. Tecla |
Esta maravilha está logo ali. Quem entra em Espanha por Vila Nova de Cerveira, 15 Km depois de passar a ponte sobre o rio Minho encontramos La Guardia. Basta subir o Monte.
Mais fácil ainda será chegar a Caminha e apanhar o ferry boat do rio Minho (que transporta também viaturas). A outra margem, do lado espanhol, é a base do Monte de Santa Tecla.
Sem comentários:
Enviar um comentário