quinta-feira, 20 de junho de 2013

Breve história de Recarei - Paredes



Recarei é uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes. A origem etimológica da denominação Recarei deriva de um nome de origem germânica, Recaredo (nome próprio de homem que hoje se escreve e pronuncia Ricardo).
Durante a Guerra Civil (1828-1834) em Portugal, Recarei foi um local de grande importância para as operações do memorável e longo Cerco do Porto que começou em Julho de 1832 e acabou em Agosto do ano seguinte.
A excelente posição geográfica de Recarei tornava-a um ponto estratégico fulcral nas ações de guerrilha e ataque ao centro populacional de maior importância naquela região - a cidade do Porto.
Depois da vitória de D. Pedro IV, muitos concelhos que apoiaram as forças miguelistas, foram imediatamente destituídos. Aguiar de Sousa fora um desses concelhos, deixando a freguesia da Sobreira pertencente à relação do Porto. Entretanto, o Doutor José Guilherme fez com que Paredes fosse eleito a concelho, ao qual se juntaria a freguesia de Recarei, após a desanexação da de Sobreira, no ano de 1856.
 
Frutuoso Álvares e Gaspar Pereira, dois abastados senhores Sobreirenses, compraram boa parte destas terras ao mosteiro de Paço de Sousa em 1713. Por Decreto Régio no dia 27 de Novembro de 1855, viria a confirmação oficial da constituição de Recarei a freguesia e a 1 de Fevereiro de 1856 seria criada a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Despacho.


Coordenadas GPS: 41.151572,-8.4071


Sem comentários:

Enviar um comentário