quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Lenda da Rainha Santa Mafalda e o Mosteiro de Arouca


A LENDA DA RAINHA SANTA MAFALDA

E O MOSTEIRO DE AROUCA


 

Encontrei várias versões, mas escolhi esta, talvez por ser aquela que consta na documentação do próprio Mosteiro de Arouca.

D. Mafalda nascida em 1195 era filha de D. Sancho I e de Dulce de Barcelona.

Casou-se em 1215 com D. Henrique, quando este assumiu o reinado de Castela apenas com 12 anos. D. Berengária, mãe de D. Henrique, pediu ao Papa para anular o casamento, invocando a sua juventude e até mesmo a consanguinidade. A dissolução veio a consumar-se um ano depois, mesmo antes da morte de D. Henrique aos 14 anos.

D. Mafalda regressa então a Portugal. Os seus últimos anos da sua vida foram passados no Mosteiro de Arouca onde se tornou monja cisterciense, tendo falecido aos 90 anos em Rio Tinto, Amarante, durante uma viagem.

Arouca e Rio Tinto disputaram o corpo a sepultar instalando-se a discórdia. Alguém se lembrou então de colocar o caixão em cima da mula que habitual transportava D. Mafalda. A infanta seria sepultada onde a mula parasse.

Segundo consta, a mula dirigiu-se para o Convento de Arouca, onde morreu. Parou algumas vezes e nesses locais foram erguidos memoriais, como sejam o de Penafiel e o de Arouca, para além do de Rio Tinto.

D. Mafalda foi então sepultada no Convento de Arouca. Consta que a sepultura foi aberta por duas vezes e de ambas o corpo se encontrava intacto.

A 27 de Junho de 1793 foi beatificada pelo Papa Pio VI.

O mosteiro de Arouca data do séc. X, então mosteiro de S. Pedro. No início do séc. XII adota a ordem de Cister. Em 1210 o rei de Portugal, D. Sancho I lega-o á sua filha D. Mafalda.

Não o visitei na íntegra, tendo faltado a igreja e o museu de arte sacra, que segundo dizem é dos mais importantes da Península Ibérica. Voltarei.
 
Coordenadas GPS: N 40° 55' 42.5634", W 8° 14' 47.8644"







 

Mosteiro de Arouca - Jardim dos Claustros

Mosteiro de Arouca - Jardim dos Claustros-http://fotosefactos.blogspot.com


Mosteiro de Arouca - Fontanário

Mosteiro de Arouca - Fontanário-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Arouca - Claustro

Mosteiro de Arouca - Claustro-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Arouca - Corredores dos Claustros

Mosteiro de Arouca - Corredores dos Claustros-http://fotosefactos.blogspot.com

Monjas Cistercienses - Mosteiro de Arouca

Monjas Cistercienses - Mosteiro de Arouca-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Arouca - Forno da Cozinha

Mosteiro de Arouca - Forno da Cozinha-http://fotosefactos.blogspot.com


terça-feira, 27 de agosto de 2013

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Algumas notas sobre o Santuário de Santa Luzia - Viana do Castelo


Santuário de Santa Luzia


Situada no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a Basílica de Santa Luzia, foi começada a construir em 1903. Por volta de 1910 as obras abrandam, tendo mesmo parado durante a I Grande Guerra.





Em 1925 o arquiteto original, Miguel Ventura Terra, é acometido de cegueira, pelo que passam as obras a ser dirigidas por um seu discípulo, o arquiteto Miguel Nogueira.


A última fase da construção da basílica, que é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur em Paris é dada como terminada em 1953.

A estátua de bronze, do Coração de Jesus, colocada na entrada, está datada de 1898. O carrilhão é composto por 26 sinos.

Como curiosidade, refira-se que as peregrinações, que ainda hoje se fazem à Basílica, têm origem em 1918. Efetivamente, quando o nosso país estava a ser fortemente afetado pela epidemia da peste bubónica, da qual resultaram inúmeras vítimas, o Arciprestado de Viana fez um voto de que, se esse flagelo fosse extinto, iria em peregrinação anual, ao cimo da montanha, manifestar o seu reconhecimento pela mercê divina de ser extinto tão terrível flagelo.

Foi assim que aconteceu, e que continua a acontecer ainda nos nossos dias, por volta do mês de Junho. Após a extinção da peste e, desde então, as populações de todas as localidades do distrito de Viana do Castelo sobem em extensa peregrinação até junto da imagem do Sagrado Coração de Jesus, como forma de agradecimento.

 

Coordenadas GPS: N 41º 42' 5.97'' ,W 8º 50' 4.7''

Viana do Castelo - Miradouro de Santa Luzia

Viana do Castelo - Miradouro de Santa Luzia-http://fotosefactos.blogspot.com

Viana do Castelo - Cabedelo

Viana do Castelo - Cabedelo-http://fotosefactos.blogspot.com

Monte de Santa Luzia - Viana do Castelo

Monte de Santa Luzia - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

Igreja de Santa Luzia - Viana do Castelo

Igreja de Santa Luzia - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

Santa Luzia - Rio Lima - Viana do Castelo

Santa Luzia - Rio Lima - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

Cúpula da Igreja de Santa Luzia - Viana do Castelo

Cúpula da Igreja de Santa Luzia - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

sábado, 24 de agosto de 2013

Referências á Citânia de Santa Luzia - Viana do Castelo


 

Nos arredores de Viana do Castelo, no Monte de Santa Luzia, encontram-se os vestígios de uma citânia da Idade do Ferro (séculos VII a III a. C.) classificada como Monumento Nacional. A sua estratégica localização conferia-lhe o domínio de grandes áreas circunvizinhas, nomeadamente da foz do Rio Lima e da costa atlântica adjacente.


Apesar da sua origem pré-latina, a Citânia de Santa Luzia terá registado o período de maior esplendor durante a fase inicial da ocupação romana, mantendo-se habitada até ao século V d. C. Esta cronologia relativa é fundamentada no espólio que sucessivas escavações arqueológicas puseram a descoberto, com realce para um pequeno tesouro de moedas datadas de entre o ano 330 e 408 d. C.
 
A Citânia de Santa Luzia é marcada por interessantes e pouco vulgares habitações de pedra. Estruturalmente, estas casas apresentam-se com um raro e bem talhado aparelho poligonal, desenhando uma esbelta planta circular com vestíbulo ou átrio, conservando ainda alguns exemplares os fornos de cozer pão.



 
 Esta disposição encontra paralelos construtivos e funcionais com outras habitações castrenses coetâneas da Galiza, particularmente com as que integram o Castro do Monte de Santa Tecla, situado na foz do Rio Minho.

Coordenadas GPS: 41.705119764133286 N, -8.835368156433105 O

Citânia de Santa Luzia - Rio Lima - Viana do Castelo

Citânia de Santa Luzia - Rio Lima - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

Citânia de Santa Luzia - Foz - Viana do Castelo

Citânia de Santa Luzia - Foz - Viana do Castelo-http://fotosefactos.blogspot.com

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Roma - Vaticano



Breves Referências sobre o Mosteiro de Bustelo - Penafiel


Mosteiro de Bustelo


A fundação do Convento de Bustelo ter-se-ia dado pelos anos de 900, pela mão de um filho de D. Fayão Soares, (fundador de Penafiel), "antepassado de marqueses de nomeada", e do "famosíssimo" Rey Dias de Bivar, o «Cid».



 
Embora se tenha como referência o Séc. X como o da sua fundação, este mosteiro beneditino adquiriu a estrutura que se pode ainda hoje ver apenas no Séc. XVIII.

Essas obras terão começado em 1695 sob “projeto” do abade de então. No entanto, em 1704 é eleito um novo prelado, Frei Matias de Lacerda, que entendeu que as obras até aí efetuadas eram defeituosas, pelo que mandou demolir uma grande parte.
Existe uma rara precisão nas datas das obras efetuadas ao longo dos anos, já que a chefia do mosteiro era atribuída por eleição trianual. No final de cada “mandato” os abades tinham por obrigação a apresentação do relatório de contas do triénio. O Pároco tinha sempre de ser um Frade, sendo-lhe atribuído um rendimento anual de cem mil reis.
Dependendo este Mosteiro diretamente do Mosteiro de Tibães em Braga, consegue-se saber da existência de atividade no Mosteiro em 1629, a qual se terá prolongado até 1822, altura em que foi emitido o último relatório.
Em1680 juntamente com as obras do terreiro da portaria construiu-se o Cruzeiro.
Foi dos poucos mosteiros que já visitei que não foram abandonados aquando da extinção das Ordens religiosas, tendo a sua ruina começado 12 anos antes.
As coordenadas GPS N 41º 13' 45.85'' ,W 8º 16' 14.55''

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - Fontanário

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - Fontanário-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - Escadario

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - Escadario-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - cruzeiro - cruz

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - cruzeiro - cruz-http://fotosefactos.blogspot.com

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - cruzeiro do séc. XVIII

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - cruzeiro do séc. XVIII-http://fotosefactos.blogspot.com


Mosteiro de Bustelo - Penafiel - pormenores da base

Mosteiro de Bustelo - Penafiel - pormenores da base-http://fotosefactos.blogspot.com