quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Breves Referências sobre o Mosteiro de Bustelo - Penafiel


Mosteiro de Bustelo


A fundação do Convento de Bustelo ter-se-ia dado pelos anos de 900, pela mão de um filho de D. Fayão Soares, (fundador de Penafiel), "antepassado de marqueses de nomeada", e do "famosíssimo" Rey Dias de Bivar, o «Cid».



 
Embora se tenha como referência o Séc. X como o da sua fundação, este mosteiro beneditino adquiriu a estrutura que se pode ainda hoje ver apenas no Séc. XVIII.

Essas obras terão começado em 1695 sob “projeto” do abade de então. No entanto, em 1704 é eleito um novo prelado, Frei Matias de Lacerda, que entendeu que as obras até aí efetuadas eram defeituosas, pelo que mandou demolir uma grande parte.
Existe uma rara precisão nas datas das obras efetuadas ao longo dos anos, já que a chefia do mosteiro era atribuída por eleição trianual. No final de cada “mandato” os abades tinham por obrigação a apresentação do relatório de contas do triénio. O Pároco tinha sempre de ser um Frade, sendo-lhe atribuído um rendimento anual de cem mil reis.
Dependendo este Mosteiro diretamente do Mosteiro de Tibães em Braga, consegue-se saber da existência de atividade no Mosteiro em 1629, a qual se terá prolongado até 1822, altura em que foi emitido o último relatório.
Em1680 juntamente com as obras do terreiro da portaria construiu-se o Cruzeiro.
Foi dos poucos mosteiros que já visitei que não foram abandonados aquando da extinção das Ordens religiosas, tendo a sua ruina começado 12 anos antes.
As coordenadas GPS N 41º 13' 45.85'' ,W 8º 16' 14.55''

Sem comentários:

Enviar um comentário