Malmö
Malmö |
O planeamento da viagem a Copenhaga, incluía uma ida a Malmo, já que fica a cerca de 40 minutos de comboio.
Por outro lado, todos os relatos falavam da espetacularidade da viagem pela ponte que é uma das maravilhas mundiais da arquitetura moderna ligando o estreito de Öre (Öresund) que separa Malmo da cidade de Copenhaga, na Dinamarca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_%C3%98resund).Malmo é uma cidade da Suécia com cerca de 350 mil habitantes. Aponta-se para o ano de 1275 como o ano da fundação desta que era uma cidade da Dinamarca. Durante vários séculos, foi a segunda maior cidade da Dinamarca. O seu nome original era Malmhaug (escrito de diversas formas), que significa "monte de areia".
O Luteranismo espalhou-se pela Suécia no século XVI. Malmö foi uma das primeiras cidades na Escandinávia a converter-se totalmente ao Luteranismo (1527-1529).Casino de Malmö |
Estação de caminho de ferro de Malmö |
Voltando ao presente, a travessia realmente é interessante, mas desiludiu um pouco, já que não se tem a perceção absoluta da entrada no túnel, que entra literalmente pelo mar dentro. A vista em cima da ponte é bonita, mas a ponte tem uma estrutura muito densa que impede disfrutar do que é andar sobre o alto mar em cima de uma ponte.
Malmö acaba por ser uma cidade satélite de Copenhaga, pela quantidade de suecos que atravessam diariamente o estreito de Öre para trabalhar ou em sentido inverso, dinamarqueses que vêm às compras a Malmö, já que os preços são bem mais baixos na cidade sueca.
Mal se entra em território sueco, é preciso preparar o cartão de cidadão, pois o comboio é passado a pente fino pela policia fronteiriça. Em sentido contrário nem vi a polícia.
As portas de saída da estação de caminho de ferro são as de entrada mesmo para o centro da cidade, com o porto à direita e o centro histórico na sua frente.
Um parque de estacionamento de bicicletas, junto à estação de comboio |
As grandes auditoras e consultoras estão lá todas, nos prédios que muram um grande parque daquele que é o transporte favorito dos escandinavos: a bicicleta.
Porto de Malmo, com o antigo farol ao fundo |
O porto foi desativado aquando da recessão de 80, mas hoje tem vindo a ganhar vida com várias lojas, bares e restaurantes, e é um espaço aberto, bonito e calmo.
Turning Torso |
Depois do porto e antes do centro histórico, a principal atração da cidade, fica no caminho: o Turning Torso. É um arranha-céu desenhado pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava com base numa das suas esculturas, chamada “Twisting Torso”. A torre tem uma altura de 190 m e 54 andares. Ganhou o título de “edifício mais alto da Escandinávia”, sendo o segundo maior edifício residencial da Europa, atrás apenas do Triumph-Palace em Moscovo que tem 264 m de altura.
Castelo Malmöhus |
Atualmente o Castelo foi restaurado, traz os visitantes para uma viagem ao século XVI e também abriga alguns museus como Museu de Arte de Malmö, o Museu da Cidade, o Museu de História Natural e o Tropicarium.
Old Cemitery de Malmo |
Próximo do castelo fica um parque muito bonito, o Kungsparken, bem como o Old Cemitery que, apesar da sua natureza, é um local de passeio e lazer.
Kungsparken |
No Solde Kaffebar, que fica ao lado do grande canal Södra Förstadskanalen e perto da Davidshalls Bron, fica uma ponte com estátuas dos sapatos de atores suecos famosos.
Sapatos de atores suecos famosos |
Grande canal Södra Förstadskanalen |
Na Stortorget, a principal praça da cidade, está situada a Prefeitura de Malmo, um edifício que todos os roteiros dizem ser muito bonito, mas estava todo tapado para obras. Bem no centro da praça, uma bela fonte que é uma verdadeira escultura em bronze.
Malmö é uma cidade plena de esculturas, algumas com humor, destacando-se a “Orquestra Otimista”, em parece interagir connosco, na rua.
Orquestra Otimista |
Por traz da Stortorget fica a grande atração de Malmo para qualquer pessoa interessada na Renascença., a Igreja de S. Pedro.
Igreja de S. Pedro |
A Igreja de São Pedro é o edifício mais antigo da cidade (construída no século XIV). É interessante visitar o interior da igreja, bem como ver as pinturas históricas na capela dos Comerciantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário