São Torcato
São Torcato é uma vila próxima de Guimarães.
Por do sol em S. Torcato |
O Santuário
O principal motivo de visita é o Santuário com o mesmo nome. Trata-se de uma construção granítica iniciada no séc. XIX (1871) e que só há bem pouco tempo se deu por concluído.
Fachada lateral do Santuário de S. Torcato |
São Torcato foi um dos primeiros evangelizadores da Península Ibérica no séc. VIII.
O Santuário assenta sobre a Igreja do Mosteiro, que é monumento nacional, e que alberga o corpo do santo, que dizem estar incorruptível.
O corpo "incorrupto" de S. Torcato |
S. Torcato era natural de Toledo e descendia da nobre família romana. Foi aclamado bispo de Iri Flávia, na Galiza, sendo posteriormente nomeado arcebispo de Braga e depois de Braga e Dume.
Segundo a lenda, o arcebispo Torcato fez resistência às tropas muçulmanas em 711, comandadas por Muça. Foi este que “desembainhou a espada e desfechou um golpe fatal em Torcato. O corpo acabou por aparecer num bosque. Foi lavado pelas águas de uma fonte que ainda hoje se conserva e é conhecida pelas suas qualidades medicinais, a Fonte do Santo.
Santuário de S. Torcato |
No local foi erguida uma capelinha, onde ainda hoje se mantém o seu corpo, dentro do Santuário. É o Padroeiro da dor de cabeça.
Santuário de S. Torcato, vista da periferia |
Campo da Ataca
Na vila de São Torcato fica o Campo da Ataca. Segundo os escritos, foi ali que se deu, em 24 de junho de 1128, a Batalha de S. Mamede, na qual D. Afonso Henriques conquistou a chefia do Condado Portucalense. É por isso que se diz que ali nasceu Portugal.
A vila é percorrida por vários percursos pedestres, um dos quais, pelo menos, passa pelos moinhos de água que se crê existirem já no séc. X. Também por lá há o moinho de Subdevesa, que é um moinho de rodízio, que ainda funciona diariamente. Um dia voltarei para os visitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário