Situada na freguesia do Torno, concelho de Lousada, a Ponte da Veiga une as margens do rio Sousa entre os lugares do Rio e da Cachada. Esta terá sido edificada durante a primeira metade do século XV.
A sua fundação pode ligar-se ao Mosteiro de Pombeiro em virtude de São Fins do Torno ter pertencido ao padroado da referida casa monacal. Ou seja, provavelmente a construção da Ponte se deva à intervenção dos abades de Pombeiro, com a finalidade de assegurar o trânsito local ou regional sobre o rio Sousa.
De resto, para Torno veio, em 1427, fugido da peste, frei Amaro, abade comendatário de Pombeiro, que poderia ter sido o encomendador desta obra.
Por aqui seguia o caminho velho que do santuário mariano da Senhora da Aparecida levava até Unhão, município no qual se integrou esta ponte até ao século XIX, e que atualmente é uma das freguesias do concelho de Felgueiras.
Nesse sentido, mais do que o símbolo de percursos transregionais ou nacionais, frequentemente associados a rotas de peregrinação, a Ponte da Veiga inscreve-se na categoria de travessia paroquial ou municipal, servindo os interesses eclesiásticos, senhoriais ou laicos assegurando a circulação e o escoamento entre as veigas do rio Sousa.
Coordenadas Geográficas: 41° 17' 57.72" N / 8° 13' 3.55"
O
Sem comentários:
Enviar um comentário