Foi em 1943 que tiveram início as escavações que puseram a descoberto um povoado com cerca de 22 hectares referenciado como Castro do Monte Mozinho. O espólio recolhido pode ser observado no Museu da cidade de Penafiel.
Este castro fica no concelho de Penafiel, freguesia de Oldrões, Galegos e está inserido na “Rota do Românico” do Vale do Sousa.
Desde Penafiel, existem imensos pontos de sinalização. No local existe mesmo um Centro Interpretativo que ajuda a perceber a grandiosidade desta, outrora, grande povoação romana.
Fundado no séc. I d.C., este povoado romano apresenta registos de ocupação até ao séc. V. Segundo registos, a área central do castro parece ter sido gradualmente abandonada ao longo do século II, entrando o povoado numa fase de certo declínio até aos finais do séc. III, altura a partir da qual a ocupação parece retomar novo vigor, agora nas plataformas mais baixas, tendo assim permanecido até ao abandono total por volta do séc. V.
As suas construções são diversas, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou retangular.
A meio do povoado, ainda é possível ver vestígios de uma muralha, datada do séc. I. Na sua entrada existiam duas estátuas de guerreiros que se encontram atualmente no museu municipal de Penafiel.
Mesmo no alto, pode ver-se uma acrópole delimitada por um muro forte e em bom estado de conservação. Aí se teriam realizado jogos, servindo igualmente para as assembleias e mercados.
Coordenadas: Lat: 41° 9' 0.569" N Long: 8° 18' 44.480" O
Nota: Apenas as foto assinadas são minhas. A foto de vista aérea foi retirada do site da CMPenafiel, por considerar perfeitamente ilustrativa da dimensão do espaço
.
Nota: Apenas as foto assinadas são minhas. A foto de vista aérea foi retirada do site da CMPenafiel, por considerar perfeitamente ilustrativa da dimensão do espaço
.
Sem comentários:
Enviar um comentário